segunda-feira, 15 de novembro de 2010

GAIA: ALERTA FINAL

Energia eólica, biocombustíveis e outras tecnologias "verdes" parecem ser alguns dos melhores investimentos para minimizar as alterações climáticas e ajudar a deter o aquecimento global, certo? Não para um dos ambientalistas mais respeitados do mundo, James Lovelock.

Em seu livro "Gaia: Alerta Final" que algumas destas tecnologias não passam de "um elaborado enredo criado pelo interesse de algumas nações cujas economias se enriquecem a curto prazo pela venda de turbinas eólicas, usinas de biocombustível e outros equipamentos energéticos supostamente verdes".

O cientista defende apaixonadamente o uso de energia nuclear como melhor forma de geração de energia. Essa posição lhe custou o apoio de boa parte do movimento ambientalista - sobretudo do Greenpeace, alvo de duras críticas no livro. Para Lovelock, o uso dos reatores nucleares garantiria energia limpa e não colocaria em risco a segurança alimentar do planeta - como fariam as plantações para produção do etanol

De acordo com ele, existem muitas coisas que podemos fazer para amenizar os problemas causados pelas mudanças no clima --no entanto, ele acredita ser muito pouco provável que realmente as levemos a sério. "Não perceberemos, enquanto desfrutamos de nossas vidas cotidianas, que o custo de nossa negligência poderá em breve causar a maior tragédia já vista na história da humanidade", escreve logo no começo do primeiro capítulo da obra, "A Jornada no Espaço e no Tempo".

Outro objetivo da obra, claro, é listar novos argumentos em favor de sua principal teoria, lançada em 1979,

“O que mais me comoveu quando escrevia este livro é o pensamento de que nós, seres humanos, somos importantes em termos vitais como parte de Gaia, não através do que somos agora, mas pelo nosso potencial como espécie para sermos os progenitores de um animal muito melhor. Gostemos ou não, somos agora seu coração e mente; mas, para continuarmos a melhorar esse papel, teremos de garantir nossa sobrevivência como espécie civilizada e não retroceder a um aglomerado de tribos guerreiras, que foi um estágio de nossa história evolutiva.”
(Trecho do livro GAIA: ALERTA FINAL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário