segunda-feira, 15 de novembro de 2010

curriculum vitae de james ephraim lovelock

James Ephraim Lovelock nasceu em 26 de julho de 1919 em Letchworth Garden City, no Reino Unido. Graduou-se como um químico da Universidade de Manchester em 1941 e em 1948 recebeu um Ph.D. grau em medicina pela Escola de Higiene e Medicina Tropical. Em 1959 ele recebeu o doutorado graduação em Biofísica pela Universidade de Londres. Depois de se formar a partir de Manchester começou o emprego com o Conselho de Pesquisa Médica do Instituto Nacional de Pesquisa Médica de Londres.
Em l954, ele foi premiado com o Rockefeller Travelling Fellowship em Medicina e escolheu a gastá-lo na Universidade de Harvard Medical School, em Boston. Em 1958 ele visitou a Universidade de Yale, por um período similar. Ele se demitiu do Instituto Nacional de Londres em 1961 para ocupar um emprego em tempo integral como professor de Química na Universidade de Baylor College of Medicine em Houston, Texas, onde permaneceu até 1964. Durante a sua estada no Texas, ele colaborou com os colegas no Jet Propulsion Laboratory, em Pasadena, Califórnia, em Lunar e Planetário da Investigação.
Desde 1964 ele conduziu uma prática independente em ciência, embora continuando honorário associações acadêmicas como professor visitante, em primeiro lugar na Universidade de Houston, e depois na Universidade de Reading, no Reino Unido desde 1982, tem sido associada com o Marine Biological Association em Plymouth , primeiro como membro do conselho, e 1986-1990 como seu presidente.
James Lovelock é autor de mais de 200 trabalhos científicos, distribuídas quase igualmente entre os temas em Medicina, Biologia, Instrumento e Ciências Atmosféricas e Geophysiology. Aplicou-se para mais de 40 patentes, principalmente para os detectores para uso em análises químicas.
Um destes, o detector de captura de elétrons (ECD), foi importante no desenvolvimento da consciência ambiental. Ele confirmou que a distribuição ubíqua de resíduos de pesticidas e produtos químicos outro rolamento de halogéneo. Esta informação, juntamente com o livro seminal Rachel Carson, Silent Spring, é freqüentemente acusada de ter iniciado a consciência de perturbação ambiental. Mais tarde, o ECD permitiu a descoberta do PCB no ambiente natural. Mais recentemente foi responsável pela descoberta da distribuição global de óxido nitroso e dos clorofluorocarbonos, sendo que ambos são importantes na química estratosférica de ozônio. Alguns de seus inventos foram aprovadas pela NASA em seu programa de exploração planetária. Ele foi premiado pela NASA três certificados de reconhecimento para estes.
Ele é o criador da Hipótese Gaia (agora Teoria de Gaia) e escreveu três livros sobre o assunto: Gaia: um novo olhar sobre a vida na Terra (Oxford University Press, 1979), As Idades de Gaia (WW Norton, 1988); Gaia: a ciência prática da medicina planetária (Gaia Books, 1991), e uma autobiografia, Homenagem a Gaia (Oxford University Press, 2000). Seu último livro é A Vingança de Gaia (Allen Lane / Penguin, 2006).
Foi eleito Fellow da Royal Society em 1974 e em 1975 recebeu a Medalha Tswett para Cromatografia. Anteriormente, ele havia recebido uma CIBA Prémio Fundação para a investigação sobre o Envelhecimento. Em 1980 ele recebeu o prêmio da American Chemical Society's para Cromatografia e em 1986 a Medalha de Prata e Prêmio do Laboratório Marinho de Plymouth. Em 1988 ele foi o destinatário do Gerbier Norbert Prêmio da Organização Meteorológica Mundial, e em 1990 recebeu o primeiro Prémio de Amesterdão para o Meio Ambiente dos Países Baixos Royal Academy of Arts and Sciences. Em 1996 ele recebeu o Prêmio Volvo de Meio Ambiente e em 1997 o Prêmio Planeta Azul. Ele recebeu doutoramentos honoris causa em Ciências pela Universidade de East Anglia de 1982, da Universidade de Exeter 1988, Plymouth Politécnico (agora Universidade de Plymouth) 1988, Universidade de Estocolmo de 1991, da Universidade de Edimburgo de 1993, da Universidade de Kent 1996 e da Universidade de Colorado (Boulder em) 1997 . Foi feito a um CBE em 1990 e em 2003 um companheiro de Honra de Sua Majestade a Rainha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário